As crianças do Infantil III da professora Sandra Cômito são freqüentadores assíduos da nossa biblioteca.

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Gostam muito de todos os livros, mas um chama a atenção e sempre é leitura obrigatória:Era uma vez um gato xadrez...escrito por Bia Villela ( http://www.escala.com.br/detalhe.asp?id=7286&grupo=43&cat=279),  um livrinho bem bonitinho, com cores vivas traços fortes, e rimas que encantam.   

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         Gostam tanto, e já pediram tanto, que a professora teve uma idéia…Cada aluno ter um!

     Então a professora levou o livro para a sala e eles confeccionaram seu livro, pagina por pagina, trabalhando as cores, formas, letras, ritmos, versos e ajustes de leitura desta historia.

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     Para finalizar esta atividade eles fizeram uma leitura compartilhada do livrinho e nós estavamos lá para registrar este momento.

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     Vamos ver?

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“Experimentar a vida com um novo olhar, com um novo sabor só é possível quando temos um ingrediente fundamental: Desejo de conhecer.” (Marilza Vaz)

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É esse desejo que nos faz crescer, melhorar sempre. Com esta certeza fazemos experimentações de brincadeiras, receitas, musicas em nossos htps, com isto despertamos nos professores a ‘luzinha’ que brilhará em sala com os alunos.

Neste htp a professora Silvana trouxe a atividade de ‘pintura em maizena’ para a turma de professoras, que literalmente, colocaram a mão na massa.

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A r

.eceita é super simples e você também pode fazer:

Coloque um pouco de maizena em cima de uma superfície e adicione um pouco de água, suficiente para ficar uma massinha, depois vá mexendo, brincando, desenhando…

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Quando fazemos esta atividade vamos conversando sobre as texturas, temperaturas, cores…

Você ainda pode adicionar cores. Coloque um pouco de tinta e vá mexendo aos poucos e também misturem as cores, mostrem a ‘magica’ das tintas e façam lindos desenhos.

 

image Alunos da professora Silvana_ ‘bagunça’ e conhecimento caminham juntos

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As crianças adoram…e os professores também!

   Quando uma pessoa começa a melhorar de vida, pensa logo em comprar uma boa casa. E o que é uma boa casa? É preciso um jardim e uma piscina, imaginam os pais. Eles querem para as crianças uma infância saudável, com confortos que nunca tiveram, mas não pensam no principal: um quintal. Um quintal não precisa ser grande, e o chão deve ser de terra batida. Nele deve haver algumas árvores que não pareçam ter sido plantadas, mas sempre existido.
   Um abacateiro e uma goiabeira, de goiaba vermelha, são fundamentais. No fundo, um galinheiro tosco, com uma porta quebrada, para que as três ou quatro galinhas possam correr quando alguém quiser pegá-las. Nenhum computador levará uma criança ao deslumbramento que ela terá ao encontrar um ovo e segurá-lo, ainda quentinho. É o mistério da vida nas mãos dela, mais absoluto e mais simples do que qualquer livro de filosofia.

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   Um dia, a cozinheira avisa que vai matar uma galinha para o molho pardo. Os meninos pedem para ver a cena trágica; a mãe não quer, mas a empregada, acostumada, com o facão na mão, facilita. Se a galinha tiver dentro da barriga aquele monte de ovinhos, aí a lição de morte – e de vida – será ainda mais completa. E mais lições serão aprendidas quando alguém sugerir fazer uma peteca com as penas mais duras e algumas palhas de milho. Mas será que alguém sabe do que estou falando?
Voltando: esse quintal deve ser meio abandonado, mas muito limpo; duas vezes por dia a empregada, cantando bem alto, dá uma varrida. É importante também que haja um tanque para lavar o pé de alguma criança quando ela pisar descalça numa porcaria, e um varal com pregadores de roupa de madeira. Nesse  lugar, não vai ter horta nem pomar organizado. Em compensação, é bom que exista do outro lado do muro uma enorme mangueira para que se possa praticar o melhor crime do mundo: roubar as frutas do vizinho.
   Nos fundos de um quintal, deve haver também uma touceira de bananeiras ou bambus e, claro, um adulto dizendo sempre para tomar cuidado, pois ali pode ter uma cobra. Não há infância que se preze sem medo de cobra. Quando as goiabas começam a crescer, fica todo mundo de olho até a primeira delas estar no ponto para ser arrancada e mordida ali mesmo, sem lavar. E que sensação terrível quando se vê o bicho da goiaba se mexendo. Aí, sem que ninguém precise dizer nada, você começa a aprender que a vida é assim: ou se compra uma goiaba bonita, mas sem gosto, ou se espera com paciência ela amadurecer no pé até desfrutar o supremo prazer de dar aquela dentada – com direito a bicho e tudo.
   Mas o tempo voa. De repente você se sente só, abre o caderno de telefones e percebe sua pouca afinidade com os nomes que estão lá, que tem vivido uma vida que não tem nada a ver e começa a procurar um sentido para as coisas. Não encontra resposta, claro, mas um dia está no trânsito, vê um terreno baldio, se lembra daquele quintal no qual não pensa há anos e percebe que essa é a lembrança mais importante e mais feliz de sua vida. E passa a olhar o mundo com a superioridade de quem tem um tesouro guardado dentro do peito, mas ninguém sabe.

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   E-mail não serve só pra receber correntes e vírus, hoje uma funcionária recebeu esta crônica e nos passou, ao ler senti o cheiro da chuva e a terra sob meus pés e pensei:

_Podemos transformar isto em realidade também na escola?

_Claro!

  Temos que transformar nossas escolas em :vivências, em sorrisos, para que mais pra frente quando nossos alunos se transformarem em adultos que aqui estudaram, seja saudade !

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   Estas fotos são do Infantil I e a professora aproveitou o solzinho de outono para chupar mexirica na grama da escola..

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Texto recebido por e-mail, mas vocês podem encontrar este e outros textos da autora no site: http://danuzaleao.blogspot.com/

 

Estava passeando pelos blogs (http://leoavalon.wordpress.com/)quando dei de cara com esta historinha linda…e ainda mais com ilustrações de Mauricio de Souza. Não resisti quero dividir com todos vocês…

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“…Deus chamou o seu anjo querido, e lhe apresentou o modelo de mãe. O anjo não gostou do que viu:

- O Senhor tem trabalhado muitas horas extras, já não sabe mais o que está fazendo – disse o anjo. – Olha só! Beijo especial que cura qualquer doença, seis pares de mãos para cozinhar, lavar, passar, acariciar, segurar, limpar! Isso não vai dar certo!
- O problema não são as mãos – respondeu Deus – São os três pares de olhos que precisei colocar: um que permita ver seu filho através de portas fechadas, e protege-lo de janelas abertas. Outro para mostrar severidade na hora de dar uma educação sólida. E o terceiro para ficar constantemente demonstrando amor, ternura, apesar de todo o trabalho que ela terá!
            O anjo examinou o modelo de mãe com mais cuidado:
- E isso aqui, o que é?
- Um dispositivo de auto-cura. Ela não terá tempo de ficar doente, vai ter que cuidar do marido, dos filhos e da casa.

- Acho melhor o Senhor descansar um pouco – disse o anjo. – E voltar para o modelo normal, com dois braços, um par de olhos, etc.
            Deus deu razão ao anjo. Depois de descansar, transformou a mãe numa mulher normal. Mas alertou o anjo:
- Precisei colocar nela uma vontade tão grande, que se sentirá com seis braços, três pares de olhos, sistema de auto-cura. Ou não será capaz de dar conta da tarefa.
            O anjo examinou-a de perto. Desta vez, em sua opinião, Deus tinha acertado. De repente, notou uma falha:
- Ela está vazando. Acho que o Senhor, de novo, colocou muita coisa neste modelo.
- Não é um vazamento. Chama-se lágrima.
- Serve para quê?
- Para alegria, tristeza, desapontamento, dor, orgulho, entusiasmo.
- O senhor é um gênio – disse o anjo. Era justamente o que estava faltando para o modelo ficar completo.
         Deus, com um ar sombrio, respondeu:
- Não fui eu quem colocou. Quando eu juntei as peças, a lágrima apareceu. Mesmo assim o anjo deu parabéns ao Todo-Poderoso, e as MÃES                       foram criadas…”

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(Angeles Mastretta – Adaptação: Maurício de Sousa in “O Gênio e as Rosas e outros contos”)

Texto retirado do blog :http://leoavalon.wordpress.com

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