Qual é a diferença entre bagunça e arte? DSC00624

     Alguém sabe?

.

     Talvez esteja nos olhos de quem vê e na cabeça de quem direciona o trabalho.

.

     Quando a turminha do Infantil I da prof.ª Elaine resolveu ‘brincar com tintas’ foi uma festa, crianças sorrindo, professoras colaborando…

 image

 

     O que aos olhos dos adultos é sujeira, pra gente é aprendizado, a cada cor, a cada traço as crianças vão descobrindo texturas, movimentos, possibilidades.

.

     É indispensável que os educadores enxerguem as aulas de artes como momentos de descobertas e novidades, se desligando de ‘desenhos prontos’ que não estimulam a criatividade.

.

     Quando o professor entende sua importância torna-se parte da atividade, questionado, estimulando, sugerindo, INTERAGINDO!!!!

.

image

    A sala do Infantil III da professora Sandra Cômito fez um binoculo… pintaram, colaram …Se divertiram !!!

image

    A professora ajuda ?

    Sim, porém é preciso ter clara a diferença de ‘ajudar’ e ‘fazer por’. Orientações sobre o uso dos materiais; ‘contando’ e questionando o nome dos objetos, cores, formas; conversando sobre o cuidado com o trabalho; auxiliando na limpeza da sala, entre outras…são momentos ricos e de fundamental importância no desenvolvimento das crianças.

 .

    E avaliando! As atividades de artes nos dão informações preciosas que as vezes ficam restritas ao : ‘pintou’ ‘ não pintou’. É preciso olhar para estas atividades com carinho e atenção.

.

    Podemos sempre enriquecer uma aula de artes com obras de autores conhecidos ou até mesmo dos próprios alunos; bibliografias, esculturas, poesias, musicas clássicas, folclóricas, para sair um pouco do convencional das rádios e do repertorio já conhecido por eles. Para que o mundo da arte não fique limitada a poucos ‘intelectuais’ ou pessoas com alto poder aquisitivo. Arte é pra todos … basta que seja compartilhada!

.

   Assim bagunça e arte se unem e transformam aula em brincadeira…Tem coisa melhor???

.

.

.

image 

.

Mauricio de Souza ‘brincou’ com várias obras conhecidas em seu trabalho: História em Quadrões. Para conhecer um pouco mais deste trabalho você pode visitar: http://www.monica.com.br/cards/w-quadroes.htm

.

.

.

 

“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.”

(João Guimarães Rosa)

 

0 comentários:

Postar um comentário

Que horas são...

Quem somos...

E.M. Maria Elisa Q. Câmara
Para sugestões, dúvidas,
entre em contato conosco
pelo e-mail:

mariaelisaqc@hotmail.com

Pesquisar neste blog

Importante.

Se a foto de seu filho(a)
está no blog e você
NÃO autorizou,
por favor entre em
contato conosco para
que possamos remover
a foto. Obrigada!

De onde são nossos visitantes...

Pra pensar

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. "

(Nelson Mandela)


Contador de visitas

Mais lidos neste mês