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Para valorizar o trabalho de todos os envolvidos neste processo (professoras da escola, alunos, funcionários) pensamos em um dia em que as crianças possam autografas as revistas.

Neste dia teremos também:

-Vídeo das crianças desenvolvendo atividades de dança de roda.

-Disposição de alguns materiais utilizados nestas atividades.

- Agradecimento aos envolvidos.

- Autógrafos dos alunos e professoras.

Para que este momento seja completo contamos com a sua presença.

Nos vemos no dia 26 de Março (sexta-feira)

Das 11h as 13h30

 

LOCAL : E.M Prof ª Maria Elisa Quadros Câmara

Rua Cásper Libero, 1150_ Vila Aparecida.

 

No dia 22 de Março comemoramos o dia mundial da água.

 

“O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993 declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA).

Nesse período vários Estados foram convidados, a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta.”

Fonte: www.pt.wikipedia.org

 

A turminha do Infantil V da professora Laura, fez uma discussão na sala, sobre o uso da água escola, em casa, com os amigos. Depois eles combinaram uma ‘manifestação’ pela escola para chamar atenção dos colegas quanto ao uso de água.

Para isso eles fizeram ‘micro cartazes’ ( lembramos que para fazer papel também se usa água, mas nesse caso usamos o papel como meio de chamar atenção para uma coisa colorida e que pudesse ser levada para casa, para que a ‘manifestação’ continuasse com amigos, família, etc...…)

Com os cartazes em mãos, e o versinho na cabeça, saímos pela escola , passamos pelas salas, pela diretoria, pelo pátio e encerramos em direção ao portão de saída, sinalizando que devemos levar estes lembretes para todos que estão fora da escola também…

Quer aprender?

“ Não desperdice água;

chega de brincadeira;

Use sempre o necessário;

e depois feche a torneira!”

 

Vamos ver o vídeo?

EDIÇÃO 230

        Este mês a E.M. Prof.ªMaria Elisa Quadros Câmara está ‘recheando’ a revista Nova Escola.

      É uma grande honra pra todos nós que estudamos e nos especializamos em fazer com que as crianças construam o conhecimento de maneira eficiente e divertida…

       Para fazer bonito contamos com a ajuda de varias pessoas, então gostaríamos de agradecer as professoras que nos ajudaram com as coreografias, nos emprestaram cds, casinhas, etc..

      A professora Laura e é claro a todos os alunos do Infantil V-2009, que dançaram…dançaram e dançaram mais um pouquinho.

      Como na revista temos uma foto aqui locamos mais fotos sobre o tema. Aproveitem!

 

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Querem ver a matéria completa? 

Ela está aqui em baixo no próximo post

E para ver direto no site da nova escola :http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/entre-roda-ciranda-movimento-danca-538400.shtml

 

 

 

Educação Infantil

4 a 6 anos Prática pedagógica

.

Entre na roda

.

Brincar de ciranda estimula as crianças a desenvolver movimentos e conhecer como culturas diferentes vivenciam a dança

Lorena Verli (novaescola@atleitor.com.br)

Foto: Paulo Vitale

DANÇA DIVERTIDA Na EM Maria Elisa Quadros Câmara, a turma inova com os movimentos da ciranda    Foto: Paulo Vitale

 

       Reunir a turma em círculo para cantar e dançar é mais que resgatar uma brincadeira antiga e popular para proporcionar diversão aos pequenos. Brincar de roda (ou de ciranda, como é dito em algumas regiões do Brasil) é uma maneira de se expressar artisticamente. Ao propô-la, o professor desenvolve nas crianças a compreensão da capacidade que elas têm de se mexer, criar e controlar os próprios movimentos. "Isso provoca o descobrimento do próprio corpo e de tudo o que é possível fazer com ele", explica Silvia Lopes, professora de dança na Escola Grão de Chão, no Espaço Brincar, na Escola Jacarandá e no Colégio Oswald de Andrade, todos na capital paulista.
       E, por ser uma atividade que obrigatoriamente tem de ser realizada em grupo, os pequenos aprendem a importância de se relacionar com os colegas, respeitando o espaço e a vez de cada um, segundo Arlenice Juliani, arte-educadora do Grupo de Estudos de Danças Circulares. Esse é um ponto importante a ser trabalhado durante as cirandas, já que explorar atitudes cooperativas e solidárias é um dos principais objetivos da Educação Infantil.
      Quando organiza rodas populares, como Ciranda, Cirandinha, Atirei um Pau no Gato e Esquindô-Lê-Lê, o educador também proporciona a introdução a um importante conteúdo a ser trabalhado no Ensino Fundamental pelas disciplinas de Educação Física e Arte - a dança -, já que a atividade favorece o contato com os hábitos musicais de outras culturas, como a pernambucana e a cigana (leia a sequência didática), o desenvolvimento da noção de ritmo e a percepção da necessidade de ajustar as expressões corporais à música cantada. "Quando brincamos de roda com as turmas da pré-escola, exploramos a aprendizagem dos movimentos feitos coletivamente", diz Eva Maísa, coordenadora pedagógica EM Maria Elisa Quadros Câmara, em Bragança Paulista, a 90 quilômetros de São Paulo.
        Apesar da possibilidade de trabalhar vários aspectos durante as cirandas, é importante lembrar que, por mais que algumas das músicas deixem claro como os movimentos devem ser feitos, a garotada ainda não tem muita capacidade de executar todos com precisão na Educação Infantil. A expectativa não pode ser essa. O importante é que todos participem, se relacionem bem com o grupo e tentem executar os comandos corretamente com o passar do tempo. Então, o professor não pode ficar fora da brincadeira.
         Ele é um modelo para as crianças e fornece o repertório de gestos e posturas a serem imitados. Outro papel que cabe a ele é pensar as adequações necessárias para tornar os movimentos mais convenientes ou desafiadores. Com um pouco de pesquisa na comunidade local e em livros que abordam o tema historicamente e reúnem sugestões da brincadeira, descobre-se que, mais que rodar de mãos dadas, muitas cirandas podem ser vivenciadas de maneiras diversas, como com os pés entrelaçados e de costas para o centro da roda.

 

Quer saber mais?

CONTATOS
Arlenice Juliani
EM Maria Elisa Quadros Câmara, tel. (11) 4034-5056
Eva Maísa
Silvia Lopes
BIBLIOGRAFIA
Brincadeira de Roda, Denise Rochael, Ed. Formato, 15 págs., tel. 0800-011-7875, 15,80 reais
Música na Educação Infantil - Propostas para a Formação Integral da Criança, Teca Alencar de Britto, 208 págs., Ed. Peirópolis, tel. (11) 3816-0699, 46 reais
DISCOGRAFIA
CD Abra Roda Tindolelê
, Instituto Brincante, tel. (11) 3816-0547, 30 reais

     Olá...

     Vocês devem estar se perguntando:

-Quando vamos ver fotos deste ano?

     Nós estamos enviando pra casa dos alunos as autorizações para uso de imagem.Assim que todas as salas estiverem com as respostas começaremos com textos e fotos das nossas atividades e festas.

     Por isso mandem assim que possível as autorizações…

.

                                         Estamos esperando!

 

 

Imagem retirada do site: www.papeldeparede.fotosdahora.com.br

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